As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
24.11.2009 – Visita do Dr. José Maria Katiavala, técnico da ADRA, de Angola

A 24 de Novembro, o Dr. José Maria Katiavala, da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, de Angola (ADRA), proferiu na ESAC a Palestra "Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural em Angola: O caso do Planalto Central". O orador é sociólogo e coordena a Unidade de Projectos da ADRA. Esta iniciativa foi organizada em conjunto pela Comissão de Coordenação do Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural da ESAC e pela ACTUAR.
Após a referida palestra o orador visitou as nossas hortas. Demonstrando bastante interesse no modelo de criação e de acompanhamento das hortas, o técnico da ADRA manifestou o seu interesse em dinamizar projectos idênticos em Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário