As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
07.06.2010 – Actividade de educação ambiental com crianças de Arzila

No dia 07 de Junho dinamizámos uma iniciativa de educação ambiental com várias crianças de uma escola de Arzila. Na sua visita às nossas hortas, as crianças tiveram oportunidade mexer na terra e de plantar couves e alfaces e de semear feijões, o que muitos desconheciam como se fazia ou nunca tinham feito. Apesar de tudo, pareceu-nos que a rega é a operação cultural que mais adeptos colhe entre as crianças... Para além disso expusemos a nossa forma de trabalhar e como aproveitamos grande parte dos resíduos que produzimos na horta e em casa em nosso favor, para, entre outros, fertilizar as culturas hortícolas.

 
 A explicação sobre como plantar e regar alfaces

Esta actividade decorreu no âmbito de uma iniciativa organizada por um grupo de alunos do curso de Ecoturismo da ESAC e contou com a sua participação activa. Este facto demonstra mais uma das valências da nossa horta dentro do campus da ESAC, que se prende com o apoio da horta nas actividades lectivas dos diferentes cursos da ESAC, não só aos mais ligados à vertente produtiva como também aos restantes cursos.
Por coincidência, no decurso desta actividade esteve presente uma jornalista do Jornal Campeão das Províncias que registou mais esta actividade do nosso grupo. Também cá esteve o Sr. Antonino Antunes, presidente da Freguesia de S. Martinho do Bispo, que nos expressou o seu contentamento com o curso do projecto e o aspecto geral da horta.

A reportagem do Campeão das Províncias

Sem comentários:

Enviar um comentário