As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
05.06.2010 – Visita de representantes de organizações da Rede Internacional de Segurança Alimentar dos PALOP

No dia 05 de Junho de 2010 acolhemos na nossa horta 5 representantes de organizações da sociedade civil de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe que estavam em Coimbra para uma reunião de trabalho da Rede Internacional de Segurança Alimentar IFSN (International Food Security Network). A visita foi organizada em colaboração com os amigos da ACTUAR e no decurso desta pudemos apresentar o nosso projecto e o trabalho que temos vindo a desenvolver em prol da promoção da agricultura urbana. No final, os visitantes confidenciaram-nos que gostaram muito do que viram e que isso lhes forneceu pistas de trabalho futuro, para além de importantes dicas práticas em termos produtivos e organizacionais. Desde já manifestamos aqui o nosso contentamento com os comentários dos nossos visitantes e com a perspectiva de que a nossa experiência possa, de algum modo, ser aplicada noutros países para amenizar situações de insegurança alimentar e fome, como é o caso nos PALOP.
A Rede Regional da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), integra mais de 100 organizações em  Angola, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os membros das várias redes nacionais incluem associações de agricultores, pescadores, mulheres, pessoas com HIV/SIDA, grupos de jovens, organizações de consumidores, ONG temáticas, etc. Esta rede está  em ligação com redes similares de 26 países do Sul através do “International Food Security Network - IFSN”, projecto implementado pela ActionAid Internacional. Actualmente, o IFSN mobiliza mais de 1400 organizações locais e nacionais da sociedade civil, com o principal objectivo de criar e reforçar as redes nacionais de segurança alimentar, para influenciarem, a nível nacional, regional e internacional, a implementação do direito humano à alimentação nos países do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário