As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
16.10.2010 – Participação na iniciativa dos Objectivos do Milénio em Coimbra

Nos dias 15 e 16 de Outubro decorreu no Centro Comercial Dolce Vita, em Coimbra, uma Feira de Comércio Justo e Solidário. Esta iniciativa integrou-se no âmbito do Projecto ODM na Cidade de Coimbra 2010, que visa informar e sensibilizar a sociedade civil local sobre os Objectivos do Milénio, nomeadamente sobre o Objectivo n.º 1, relativo à redução da pobreza e da fome, em 50%, até 2015. Podemos aceder a mais informações através do seguinte URL: http://www.objectivo2015.org/.

O cartaz promocional das nossas hortas

Apresentada a iniciativa, temos agora a possibilidade de apresentar a nossa contribuição, que consistiu na exposição, no stand da ESAC, de um cabaz familiar biológico, constituído por várias espécies hortícolas provenientes das nossas hortas. A apresentação do cabaz pretendeu demonstrar que, tal como reconhecido por várias organizações nacionais e internacionais, a agricultura urbana pode ser uma importante ferramenta para a promoção da segurança alimentar dos mais desfavorecidos. Voltando-nos para a nossa experiência: a verdade é que, desde que aderimos às hortas, nunca mais tivemos que comprar hortícolas frescas, o que, como é lógico, se reflecte no nosso orçamento familiar.

 
O nosso cabaz junto de outros produtos da ESAC

Sem comentários:

Enviar um comentário