As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
18.08.2009 – Recepção ao Projecto Jardin Nomade e intercâmbio com os colegas das Hortas do Ingote

A 18 de Agosto de 2009, juntamo-nos agricultores urbanos das Hortas do Ingote, à Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), à ACTUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento) e à Câmara Municipal de Coimbra (CMC), para organizar uma iniciativa de acolhimento ao Projecto Jardin Nomade, de Brest – França.
Este evento teve ainda como objectivo encetar o processo de intercâmbio, há muito ansiado por nós, como os colegas do Bairro do Ingote. Acreditamos que este processo de intercâmbio favorecerá a discussão em torno da agricultura urbana e que futuramente se verifique uma contínua troca de conhecimentos, experiências e até de plantas e sementes entre todos, o que, de resto, naturalmente aconteceu, pois do Ingote trouxemos plantas ornamentais e tomateiros da variedade Coração de Boi.

 
A recepção nas Hortas Sociais Urbanas do Ingote | A horta nómada

O projecto Jardin Nomade partiu de Brest – França, a 1 de Julho de 2009, com chegada marcada a Alcochete – Portugal, a 1 de Setembro de 2009. Ao longo de 60 dias e 30 etapas, o projecto previa parar pelo caminho em várias cidades onde presentemente se desenvolvem projectos de agricultura urbana. Resumidamente, esta viagem teve como objectivo primordial a promoção de um modelo de agricultura urbana sustentável, assente em práticas ambientalmente favoráveis e na preservação dos recursos genéticos locais. É possível acompanhar o périplo do projecto em http://jardinomade.canalblog.com.

Na parte da manhã deu-se uma visita às hortas do Ingote, onde fomos calorosamente acolhidos pelos colegas locais, que tiveram oportunidade de relatar as suas experiências e expor alguns dos problemas com que se debatem. Da parte da tarde foi a nossa vez de retribuir, no Bispo, com um lanche. Pelo meio tivemos um almoço de confraternização no Parque de Merendas do Bairro do Ingote, ao qual se juntaram algumas associações locais. O almoço foi confeccionado pelos agricultores do Ingote com produtos das suas hortas.

A recepção nas Hortas Sociais Urbanas do Bispo


A iniciativa contou, na parte da manhã, com a presença do Presidente da CMC, Dr. Carlos Encarnação, e do Vereador da Habitação da CMC, Dr. Gouveia Monteiro. Ambos expuseram-nos o interesse da autarquia em continuar a promover a agricultura urbana e confirmaram a criação de 4 novos espaços dedicados à agricultura urbana na cidade: no alto de S. Miguel, junto à urbanização “Ar e Sol”; no vale das Flores, a jusante do Centro de Saúde do Bairro Norton de Matos; na Portela, a Sul da Avenida da Boavista; e em S. Martinho do Bispo, junto às piscinas Luís Lopes da Conceição.
Por fim, acrescentamos que o evento foi alvo de muita atenção por parte da comunicação social escrita regional e nacional, onde a experiência do Bispo foi amplamente divulgada. Esta cobertura da imprensa evidencia o crescente sucesso que as hortas urbanas têm em Portugal, nomeadamente em Coimbra e que, desta vez, foi atestado pelos hortelãos nómadas de Brest.

 
Reportagens do Diário As Beiras | Diário de Coimbra | Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário