As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
20.11.2010 – Magusto nas hortas

Nesta época do ano, em que o frio começa a chegar, nada melhor para reconfortar o corpo e o espírito que um magusto-convívio na companhia de familiares e amigos. Foi o que fizemos no dia 20 de Novembro.
Para além das castanhas e da tradicional jeropiga, ao magusto seguiu-se um lanche reforçado que, entre outras especialidades caseiras, contou ainda com um caldo verde confeccionado com couves e batatas biológicas da nossa horta. No decurso do animado evento, houve ainda tempo para discutir a instalação de uma casa-de-banho seca e de um dispositivo simples que possibilite a transformação de energia eólica em electricidade, para iluminar eventos futuros. Para além das nossas famílias, o magusto contou ainda com a participação de elementos do GRAU e do Presidente da ESAC, o Prof. José Gaspar.

 
O nosso magusto

Sem comentários:

Enviar um comentário