As Hortas Sociais Urbanas do Bispo tiveram o seu arranque em Outubro de 2008, no âmbito de uma parceria entre a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Freguesia de S. Martinho do Bispo, Coimbra. Localizam-se num dos extremos do campus da ESAC e contam com 11 talhões, 5 dos quais atribuídos a mulheres. O nosso modelo de produção – ainda que não pretendamos a certificação – rege-se pelas mais basilares normas do Modo de Produção Biológico, logo não recorremos a qualquer adubo ou pesticida químico de síntese. Apoiamos ainda a nossa actividade produtiva em princípios e práticas das tecnologias sociais e na utilização de variedades tradicionais. Cada talhão tem uma área média de 75 m2 e conta com um compostor. Existe uma tomada de água para cada dois talhões. Temos à nossa disposição uma arrecadação colectiva (adaptada a partir de um antigo pombal desactivado), onde guardamos sementes e utensílios agrícolas. A nossa produção destina-se, essencialmente, ao consumo doméstico, ainda que forneçamos alguns produtos a familiares e amigos e os troquemos entre nós.
23.10.2010 – Actividade colectiva de limpeza e beneficiação dos espaços e estruturas comuns

No dia 23 de Outubro de 2010, todos arregaçamos as mangas e desenvolvemos uma actividade de limpeza na envolvente das Hortas. Tendo sido utilizado como local de arrumação de materiais e equipamentos sem utilização, este espaço foi pouco cuidado durante muitos anos. Os caminhos de acesso foram limpos de vegetação e pedras. Procedemos ainda à limpeza do espaço em torno do antigo pombal, que serve como local de apoio ao armazenamento das nossas ferramentas.
Nesta envolvente, no futuro próximo, instalaremos vários canteiros que darão forma um jardim biológico de plantas aromáticas, condimentares, medicinais e ornamentais. Procurando explorar um pouco mais o potencial pedagógico da horta, pensamos que estes pequenos canteiros devem apresentar diferentes formas geométricas.
Como não podia deixar de ser, aproveitamos esta tarefa para confraternizar um pouco e organizamos um almoço e lanche-ajantarado com produtos das nossas hortas.
Durante a actividade foram-nos disponibilizados os diplomas de participação na formação que fizemos em Junho.

 
O merecido repasto e convívio depois do trabalho duro...

Sem comentários:

Enviar um comentário